SOBRE A
SENESCAL
NOSSA FILOSOFIA
Mesclando história, tradição e dedicação nós da Senescal Brewery nos empenhamos em seguir o Opus Magnum dos Grão-Mestres escolhendo ingredientes da mais alta qualidade para criar receitas que transcendam o espaço e o tempo. Ao invés de tentar reinventar a roda, buscamos o elixir original e abraçamos este ofício como a nossa vocação.
Cerveja na sua melhor forma, com mente, corpo e alma.
A CERVEJA DE CASTRO MARIM
Temos orgulho de fazer parte deste cenário riquíssimo que oferece imensa inspiração e recursos variados para entreter a imaginação e fantasia de qualquer pessoa. A fundação da nossa empresa, assim como as pedras maciças da muralha do castelo, são experiência, tradição e paixão. Nosso objetivo é criar uma bebida excepcional, não apenas porque queremos, mas porque merecemos.
Por quase mil anos, o Senescal foi depositário de receitas poderosas, mestre do oficio e guardião de extensos bens reais. Por fim, já era hora de deixar alguns desses segredos ressurgirem, abençoando nossas almas e trazendo significado à nossa existência. A verdade te libertará assim como a cerveja irá saciar a sua sede.
UMA TERRA TRANSBORDANDO HISTÓRIA
A Senescal Brewery está localizada no coração de Castro Marim, na costa Leste do Algarve. A história da cidade pode ser rastreada desde os tempos neolíticos, assentamentos romanos e próspera vila medieval. Após a dissolução da Ordem dos Cavaleiros Templários em 1312, a maior parte da irmandade foi absorvida pela recém-fundada Ordem dos Cavaleiros de Cristo e seu primeiro quartel-general foi estabelecido no Castelo da Cidade. A nova ordem seguia os mesmos princípios e hierarquia dos Templários. O nome da cervejaria vem dessa herança, pois o Senescal era o braço direito do grão-mestre, detentor de todas as chaves e segredos e, como alguns passaram a acreditar, o guardião do Santo Graal. O Castelo de Castro Marim com sua silhueta integra o nosso logotipo. O desenho retrata uma pintura original publicada pela primeira vez por volta de 1510 no Livro das Fortalezas (Duarte de Armas). A única parte que falta hoje em dia é a torre de menagem que já não está mais presente.
Todo verão, no final de Agosto, um Festival Medieval muito popular acontece dentro das muralhas do castelo, oferecendo banquetes, apresentações e encenações históricas. As celebrações se espalham pelas ruas e praças da vila criando um autêntico mercado medieval. Todo o reino é inundado com turistas, moradores e muitos personagens incorporando o estilo de vida medieval, uma viagem encantada à algum lugar especial do passado.
NOSSO
MESTRE CERVEJEIRO
GABRIEL SILVEIRA
Apaixonado pelo ofício, Gabriel Silveira iniciou sua jornada ainda criança, cresceu na capital da Occitânia, Toulouse - sul da França - onde sua atividade favorita era correr entre os vinhedos do Laguedoc-Roussillon, passear pelos castelos de Foix, Montségur, Puivert (dentre outros) e visitar a vila murada de Carcassonne. Amante de história e boa comida com o passar dos anos aprendeu também a apreciar boas bebidas como o vinho. Mais tarde, já adulto, decidiu estender a sua aventura de vida aos campos, castelos e pubs tradicionais Britânicos. Durante os 10 anos que viveu no Reino Unido teve a oportunidade de fazer várias digressões por toda a Grã-Bretanha tocando numa Folk Band, e foi então que descobriu o vasto mundo da Real Ale. Eventualmente, decidiu trabalhar em um Pub tradicional especializado em Real Ale e Cask Ale. Seu entusiasmo pela Real Ale era evidente e o proprietário, Peter Darby, decidiu ensiná-lo tanto quanto sabia. Em pouco tempo Gabriel virou o responsável pela preparação de todas as cervejas, estoque , organização do cellar ("adega") e manutenção de equipamentos cervejeiros. Vale a pena mencionar que enquanto esteve responsável pelas cervejas e manutenção do equipamento o Pub sempre recebeu 5 estrelas pela certificação independente da Cask Marque. Em busca de mais um horizonte, Gabriel decidiu mudar-se para o Algarve - Sul de Portugal - e na Vila Histórica de Castro Marim fundou a Cervejaria Senescal. Foi como se tudo fizesse sentido e ele conseguiu juntar a herança local, as suas próprias experiências de vida e a paixão pela Ale neste projeto tão significativo. O Gabriel ama o seu trabalho e poder contribuir para o crescimento da cena cervejeira artesanal portuguesa, partilhando as suas receitas, descobertas e dedicação é uma missão que abraça de corpo, mente e alma.